Voltar

Informações aos pacientes

Informações aos pacientes

A seguir algumas das dúvidas mais comuns relacionadas à perda de audição e uso de aparelhos auditivos. Para maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail, telefone ou agende uma consulta.


Próteses Auditivas


1- O que são próteses auditivas?
São aparelhos que amplificam o som tornando-os audíveis para o seu usuário. Podem ser usados por indivíduos portadores de perdas auditivas, de diferentes graus e a potência do aparelho está relacionada ao grau de perda de audição.

2- Quem pode se beneficiar do uso de próteses auditivas?
A maioria dos indivíduos portadores de uma perda de audição bilateral e permanente pode se beneficiar do uso de próteses auditivas. Entretanto, para se obter o maior benefício possível com o uso da amplificação é conveniente que estes aparelhos sejam selecionados e adaptados por um profissional habilitado para realizar este trabalho.

3- Próteses auditivas são a solução para todos os problemas de audição?
Não. São várias as causas das perdas auditivas e algumas delas podem e devem ser tratados clinica ou cirurgicamente. Portanto, procure um médico para que este possa identificar a causa de sua perda de audição e indicar o tratamento adequado ao seu caso.

4- O que uma prótese auditiva pode fazer?
Uma prótese auditiva não é um “ouvido novo”, isto é, não restaura a audição perdida, mas pode ser um grande auxilio, uma vez que amplifica os sons tornando-os audíveis, diminuindo desta forma as dificuldades de audição e comunicação de seu usuário.

5- Como funcionam as próteses auditivas?
Embora a aparência dos aparelhos possa variar ligeiramente, todos são compostos de três partes principais:
• Um microfone, que capta o som e o converte em energia elétrica.
• Um amplificador, que aumenta a amplitude do sinal.
• Um receptor, que converte o sinal elétrico amplificado em sinal sonoro amplificado.

6- Quais os tipos de próteses auditivas existentes?
Existem diferentes tipos de aparelhos dependendo da posição que ocupam no pavilhão auricular. São chamados de retroauriculares, os aparelhos que ficam atrás da orelha e intra-aurais aqueles que ocupam a área da concha. Aparelhos intra-aurais, dependendo de seu tamanho, podem ser denominados de intrauricular, intracanal e microcanal.

7- Existem vantagens em usar duas próteses auditivas?
Aparelhos que são usados nas duas orelhas podem fornecer benefícios adicionais para indivíduos que possuam perdas auditivas similares nas duas orelhas, como:
• Ouvir pelas duas orelhas torna os sons naturalmente mais intensos.
• O som pode ser mais claro e natural.
• Menor dificuldade para ouvir na presença de ruído ambiental.
• Pode ser mais fácil localizar a fonte sonora.

8- O que devo fazer para me beneficiar do uso de uma prótese auditiva?
Após a avaliação médica e audiológica você deve procurar um fonoaudiólogo para que este inicie o processo de seleção e adaptação dos aparelhos. Próteses auditivas devem ser ajustadas ao seu tipo, grau e configuração de sua perda auditiva. Ainda, deve ser orientado no que se refere ao manuseio e manutenção dos aparelhos e ser acompanhado durante todo o processo de adaptação para usufruir todos os benefícios da amplificação. Recomendamos que o aparelho não seja adquirido antes que você possa experimentá-lo em situações de vida diária.

9- Quanto tempo é necessário para acostumar com um aparelho?
Cada pessoa reage de diferente forma ao processo de adaptação do aparelho, porque ele deve ser ajustado às necessidades individuais. Isso pode variar desde mudanças de aparelho ou realização de pequenos ajustes, o que pode implicar em várias visitas ao fonoaudiólogo ou empresa especializada.

10- Quanto custa uma prótese auditiva?
Todas as próteses auditivas são importadas com preço cotado em dólar americano (U$) e, como existem no mercado vários modelos com diferentes tecnologias, o preço em reais (R$) tem uma grande variabilidade. A maioria das empresas que comercializa próteses auditivas, no Brasil, possui algumas formas de pagamento parcelado ou sistema de financiamento próprio ou bancário para facilitar a compra de qualquer modelo.